Trilha Jequiá da Praia

Postado por: Arestides Porangaba | 09/04/2019

TRILHA DE JEQUIÁ DA PRAIA

Depois de quarenta dias sem pedalar, tendo como causa o carnaval (sou carnavalesco roxo) e o surgimento do vírus da catapora (herpes zoster), retornei aos pedais em 06 de abril. Em companhia de amigos do grupo ciclístico Bikeada fomos conhecer uma trilha que margeia a Lagoa de Jequiá. Tenho repetido há algum tempo que devo a bicicleta o fato de melhor conhecer Alagoas. Sem dúvida o pedalar tem me proporcionado conhecer, desvendar e admirar regiões e locais maravilhosos da minha terra natal.

Lagoa de Jequiá é o último exemplo desta afirmativa. Terceira maior lagoa do estado, conta com 18 km de extensão, 1 km de largura, é a de maior volume de água e uma das mais profundas de todo o Brasil. Sua população vive num ecossistema que foi transformado em uma reserva há mais de dez anos e tem como atividade econômica principal a pesca e o preparo do camarão torrado, vendido em Coruripe e outras regiões limítrofes.

O percurso pedalado de 35 km nos proporcionou conhecer vários povoados que se instalaram em quase toda a extensão da lagoa, apreciar paisagens naturais belíssimas e um sem fim de ecossistemas.

No final do percurso estacionamos nossas bikes no Restaurante Peixada do Sebal para degustarmos um maravilhoso caldinho de massunim e uma peixada sensacional.

Com respeito ao pedal propriamente dito, não poderia ser diferente do que foi: sensacional, sob todos os aspectos. Interação, brincadeiras, gozações, colaborações diversas. O percurso variou subidas, descidas, muita vegetação, muitas bikes empurradas (risos), etc., etc.  As fotos inseridas no texto e na página galeria especifica traduzem tudo de bonito que nos foi proporcionado.


Não poderia finalizar sem fazer muitos agradecimentos especiais a todos os participantes do Bikeada e da Trilha Jequiá da Praia que, em nenhum momento se descuidaram de cuidar do “Arizinho”. Obrigado Alana, André, Ana Paula, Ângela, Carla, Dourado, Elias, Gilbran, Henrique, Júlio, Miriam e até a próxima aventura.

Autor do post

Arestides Porangaba

http://www.bikeandoalhures.com.br

78 anos, Consultor Empresarial em atividade, apaixonado pela Magrela e Criador do Blog Bikeando Alhures.