PEDALAR SÓ OU EM GRUPO?
Postado por: Arestides Porangaba | 06/08/2019
PEDALAR SÓ OU EM GRUPO?
Considerando as experiências por mim vivenciadas a respeito do tema, vários amigos ciclistas e não ciclistas costumam perguntar: o que é melhor, pedalar sozinho ou em grupo?
Sem nenhuma dúvida minha primeira resposta é sempre a mesma: o melhor é pedalar! A segunda resposta toma mais tempo porque começo a querer explicar o que passei, o que senti, o que gostei e não gostei, etc., etc.
Tal questionamento, repetidas vezes, me fez refletir sobre o tema.
Como dito anteriormente, os momentos vivenciados me fizeram experimentar as duas vertentes. Quando retornei aos pedais comecei a pedalar sempre em grupo, sempre com vários amigos. Após retomar a confiança e a coragem, passei também a pedalar sozinho.
Experimentei pedalar em grupo em Maceió, várias cidades interioranas de Alagoas e também em outros estados – Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina. Em grupo também estive pedalando no Chile e Argentina – aventura na Patagônia e na Espanha – Caminho de Santiago de Compostela.
Pedalar em grupo é muito gostoso face as companhias que você desfruta, as conversas intermináveis, as discussões as vezes “temperadas”, a certeza que você sempre terá alguém para te ajudar, quando necessitar. Ao mesmo tempo e por vários momentos você quer estar sozinho e não consegue. Pedalar em grupo é sinônimo também de segurança e também sinônimo de socialização, fazer e manter amigos, com gostos semelhantes.
Da mesma forma experimentei pedalar sozinho fazendo o Caminho de Santiago de Compostela, saindo da França e novamente o Caminho de Santiago de Compostela, saindo da cidade de Porto, Portugal.
Pedalar sozinho é sinônimo de liberdade plena para tomar decisões que quiser, na hora que quiser, para fazer o que quiser... Pedalar sozinho é concentração, reflexão sobre tudo ou mesmo nada... Pedalar sozinho é solidão...
Hoje tenho certeza absoluto que os dois momentos são excepcionais, existindo espaços para as duas experiências sempre dependendo das expectativas do ciclista, do destino que se quer tomar, das companhias que estarão pedalando, etc., etc.,etc.
O mais importante é não deixar de pedalar!!!
Arestides Porangaba
http://www.bikeandoalhures.com.br
78 anos, Consultor Empresarial em atividade, apaixonado pela Magrela e Criador do Blog Bikeando Alhures.